julho 31, 2009



LISBON REVISITED
(1923)

Não: Não quero nada.
Já disse que não quero nada.

Não me venham com conclusões!
A única conclusão é morrer.

Não me tragam estéticas!
Não me falem em moral!
Tirem-me daqui a metafísica!
Não me apregoem sistemas completos, não me enfileirem
conquistas
Das ciências (das ciências, Deus meu, das ciências!) -
Das ciências, das artes, da civilização moderna!

Que mal fiz eu aos deuses todos?

Se têm a verdade, guardem-na!

Sou um técnico, mas tenho técnica só dentro da técnica.
Fora disso sou doido, com todo o direito a sê-lo.
Com todo o direito a sê-lo, ouviram?

Não me macem, por amor de Deus!

Queriam-me casado, fútil, quotidiano e tributável?
Queriam-me o contrário disto, o contrário de qualquer coisa?
Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade.

Assim, como sou, tenham paciência!
Vão para o diabo sem mim,
Ou deixem-me ir sozinho para o diabo!
Para que havemos de ir juntos?

Não me peguem no braço!
Não gosto que me peguem no braço. Quero ser sozinho.
Já disse que sou sozinho!
Ah, que maçada quererem que eu seja da companhia!

O céu azul - o mesmo da minha infância -
Eterna verdade vazia e perfeita!
Ó macio Tejo ancestral e mudo,
Pequena verdade onde o céu se reflecte!
Ó mágoa revisitada, Lisboa de outrora de hoje!
Nada me dais, nada me tirais, nada sois que eu me sinta.

Deixem-me em paz! Não tardo, que eu nunca tardo...
E enquanto tarda o Abismo e o Silêncio quero estar sozinho!

9 comentários:

Ana Paula Sena disse...

Excelente, claro! Um grito estrondoso e belo de revolta!

vbm disse...

Sempre admiro as tuas
judiciosas apreciações! :)

Gostava de ter essa aptidão
genuína, receptiva e pertinente
como é a do teu espírito.

abraço,
v.

Meg disse...

Não podia ser mais a propósito este teu post!
Se acreditasse em transmissão de pensamentos, não serias tão oportuno.
Esta vontade de gritar...
Não me macem, por amor de Deus!

Um abraço

vbm disse...

.

... I see;
and I saw!

through your
other comment
;

But, as Nietzsche said,
«each bad thing as, at least,
two good edges»

ou, em bom português de lei:
«cada coisa má tem, pelo menos, dois lados bons.»

:)

Meg disse...

Did you see it...?

I hope so, my dear friend!

Hugs

candida disse...

allô, allÕ,
how are you, boizinho???

:)

candida disse...

olha, sabes o nome do maestro quefoi entrevistado no último programa do nuno rogeiro na tv. adorei o tipo. como se chama?
~plixe, sr boy:::

vbm disse...

Também vi a parte final dessa entrevista e claro aquele maestro é um verdadeiro mestre! Vou ver se averiguo o seu nome e já te digo.

vbm disse...

Benjamin Zander