fevereiro 03, 2010

os mistérios de eleusis - posfácio i

A seita dos cristãos, como muitas outras do médio oriente, espalhou-se por Roma,
capital do império, e granjeou seguidores pelo zelo dos seus prosélitos.

Perseguida, erradicada para o submundo das catacumbas,
conseguiu no entanto alguns adeptos nas legiões
de Roma. Só no iv século, Constantino
oficializou a religião cristã.

Os bispos rapidamente se instalaram nas cadeias
de comando do Império, e o Solstício de Inverno,
uma das principais festas celebradas
no mundo antigo,

logo se transmutou na festa da Natividade
do profeta Jesus Cristo,

aquele que veio estender a religião monoteísta
do "povo eleito" a todo o Império Romano!

7 comentários:

Carlos Pires disse...

Na sua opinião, porque é que a seita dos cristãos foi melhor sucedida que as outras? Que elementos é que explicam o seu enorme crescimento?

vbm disse...

A degradação política de Roma, suprida pelo mero poder militar sem estratégia cultural; o monoteísmo judaico-cristão valorizador da consciência individual em confronto com a autoridade; a invasão dos bárbaros e o efeito civilizador da economia agrícola dos mosteiros; a disciplina escolástica no ensino universitário.

A decadência ocorre depois pelo cercear da liberdade de investigação na ciência pelo dogmatismo do pensamento teológico.

Carlos Pires disse...

Obrigado pela resposta e pela rapidez.
Gostava de saber mais de história, nomeadamente de história da religião. Infelizmente, o tempo não dá para tudo...
Por exemplo: há anos li uma crónica de Vasco Pulido Valente em que este dizia ter lido (com surpresa) que, na opinião da generalidade dos especialistas, os antigos judeus (não sei datar, e tenho dúvidas se devia ter dito judeus ou hebreus ou se é indiferente) não eram monoteístas. Fiquei perplexo mas nunca tive oportunidade de tirar o caso a limpo.
Se me permite a ousadia de o incomodar outra vez, qual é a sua opinião?

Cumprimentos!

vbm disse...

Bem, também não sou especialista, mas os hebreus individuaram-se em relação às tribos e povos vizinhos a partir de Abraão e, justamente pela prática consequente do monoteísmo. É natural que depois da emigração para o Egipto, a religião de Abraão se haja aperfeiçoado bastante, pois Moisés foi educado na Côrte do Faraó e havia uma corrente sacerdotal minoritária que professava o monoteísmo. Já a lenda da "diáspora" do povo judaico pelo mundo inteiro tem a pequena explicação de, primeiro, não ter sido tão grande assim: Roma, Constantinopla, Mar Negro, Espanha e Córdova, em "quantidades" modestas; segundo, o judaísmo era uma religião de prosélitos pelo que convertia gentios que passavam a integrar a comunidade; pelo que, verdadeiramente judeus, num sentido étnico, até são os que não emigraram da terra natal, ou seja, justamente, os palestinianos, ironicamente o povo mais hostilizado pelos israrelitas! :)

analima disse...

Gostei de ler este vosso diálogo :)

vbm disse...

:))

mdsol disse...

:))