setembro 25, 2009

Nunca vi o filme India Song
de Margueritte Duras.

Pela estranheza e impressão
que causa nalguns espectadores
fico com grande curiosidade
de o ver...

Como poderei?
Em que grande ecrã vai?


Contudo, adivinho,
causa a impressão
que me deixou
o seu livro
Verão 80


«Disse para comigo
que se continuava a escrever sobre
o corpo morto do mundo e,
do mesmo modo
sobre o corpo morto do amor.


Que era nos estados de ausência
que o escrito se engolfava
para não substituir nada do que
tinha sido vivido
ou suposto tê-lo sido,

mas para ali consignar
o deserto por ele deixado.»


(Marguerite Duras, Verão 80)



2 comentários:

Ana Paula Sena disse...

O filme é, de facto, belíssimo, Vasco! Mas também o julgo difícil de aceitar, já que é uma espécie de anti-filme. Há nele uma espécie de negação do movimento, da passagem do tempo... É também um filme-livro.

Eu revi-o agora, porque calhou apanhá-lo num dos canais de cinema que tenho por cabo. Mas existe o DVD e disponível, estou quase certa, numa Fnac.

Deixo-te um beijinho.

vbm disse...

Hei-de tomar atenção.
Embora o prefira
na cinemateca.