setembro 14, 2009

Amizade estelar. — Éramos dois amigos, somos dois estranhos. Mas isso é realmente assim: não iremos procurar escondê-lo ou calá-lo como se tivéssemos de corar. Somos dois navios cada um dos quais com o seu objectivo e a sua rota particular; ( ) esses corajosos barcos estavam lá tão tranquilos, debaixo do mesmo sol, no mesmo porto, que se teria acreditado que tinham alcançado o objectivo, que tinham tido o mesmo objectivo. Mas a omnipotência das nossas tarefas separou-nos em seguida, empurrados para mares diferentes, debaixo de outros sóis, e talvez nunca mais nos voltemos a ver: mares diferentes, sóis diversos nos mudaram! Era preciso que nos tornássemos estranhos um ao outro: era a lei que pesava sobre nós: é precisamente por isso que nos devemos mais respeito! ( ) Existe provávelmente uma formidável trajectória, uma pista invisível, uma órbita estelar, sobre a qual os nossos caminhos e os nossos objectivos diferentes estão inscritos como pequenas etapas;... elevemo-nos até este pensamento. Mas a nossa vida é demasiado curta e a nossa vista demasiado fraca para que possamos ser amigos, a não ser no sentido em que o permite esta sublime possibilidade... Acreditemos portanto na nossa amizade estelar, mesmo se tivermos de ser inimigos na terra.

(Gaia Ciência, Livro IV, § 279)

3 comentários:

vbm disse...

Eis um aforismo par do «É actuando que devemos abandonar». Mas com uma potência superior. Pois, quem o lê, sofre o que podemos chamar o efeito-Nietzsche! :):- ler este pensamento gera uma grande comoção; testemunhei-o há muitos anos numa pessoa amiga que, de pronto, quis ler o livro todo! Emprestei-lho.

Post-scriptum:- Depois, devolveu-mo. :))

Ana Paula Sena disse...

Uma grande comoção, dizes bem, Vasco! Palavras magníficas, belas e inquietantes como o são os factos da própria vida, os que nos constituem "amigos estelares" :)

...ainda que a amizade aconteça, por vezes, ser também bem terrena. Mas, terrena ou estelar, ou ainda ambas, o mais belo é que as trajectórias, ainda que divergentes, possam encontrar pontos onde se cruzam...

Um abraço

P.S. - Ainda bem que te o devolveu :)

vbm disse...

:)

Por grande que seja a divergência, por necessária que seja a distinta separação ideológica, no plano abstracto de outros pressupostos possíveis, a incompatibilidade pode ruir e dar lugar a um leal entendimento.