junho 03, 2009

........

…..…«Não sou capaz de me concentrar ( )
…..…já não ouço, pura e simplesmente.
…..…As palavras dos outros já não me dizem nada.
…..…[Estarei] apaixonada?

…..… ( ) há muito tempo, eu já sabia. Mas para sempre?

…..…Ele acha que sim. Basta que um dos dois esteja convencido
…..…para o outro perder a cabeça. O outro sou eu.

…..…Já não tenho ouvidos. Apenas os olhos para o seu desejo velado
…..…de ternura quando pensa que ninguém está a olhar para nós. ( )

…..…Eu suspeitava de qualquer coisa, é claro,
…..…as mulheres suspeitam de tudo nos romances (…)

…..…Volto a ter um corpo. As costas endireitam-se,
…..…os seios crescem-me.

…..…Basta-me imaginá-[l]o, pensar nele, não pensar em nada aliás,
…..…repetir simplesmente a mim mesma que ele está algures
…..…nesta cidade, que ele respira e de certeza pensa em mim,
…..…para que a excitação baralhe o que me resta de entendimento.
…..…Uma adolescente.

…..…Desde quando me havia eu esquecido de que tinha um corpo?

…..… (…) a sua paixão consegue contornar as palavras,
…..…ele ama com a epiderme, os músculos, os lábios,
…..…o sexo, as mãos, os braços, as coxas.

…..…Nunca imaginei que o corpo de homem
…..…pudesse ser tão múltiplo e fluido.

…..…A verdade é que não o imagino, experimento-o,
…..…e ele restitui-me realmente o meu,
…..…igualmente diferenciado e igualmente sensual.
…..…Delicadeza só em gestos, carícias, atitudes.

…..…A alma dissolvida em actos de ternura ( ).
…..…Apetece-me embonecar-me, comprar vestidos,
…..…bâtons extravagantes, sapatos novos.

…..…Passo para o outro lado, saio do meu túmulo,
…..…de novo me torno grácil. ( ) mudei de perfume.

…..…Como tornei a ser adolescente ( ), procuro o risco.
…..…A surpresa à beira do escândalo, porque não?»

op. cit.

3 comentários:

vbm disse...

Sol, Paula, Lua

Nenhuma das minhas únicas leitoras
deixa um simples sorriso
nesta bela confidência
da tão arguta


julia kristeva!?:)

Ana Paula Sena disse...

Vasco, tenho andado cheia de trabalho...

Mas gostei muito de ler o excelente excerto da Julia Kristeva. Ela é terrível :))

... e eu que nem tenho quase tempo para ir às compras... vestidos, sapatos novos... e gosto, sim, faz muita falta. Ela sabe do que fala/escreve!

vbm disse...

.

:( v :)

Ou digamos antes, com Nietzsche:

«Cada coisa má tem pelo menos dois lados bons.»

:)