maio 06, 2009


Poster persa in Modus Vivendi

«Não sou deste mundo, nem do outro, nem do paraíso nem
.............................................................................do inferno;
O meu lugar é não ter lugar, o meu rastro é não ter rastro; [...]

Renunciei à dualidade, vi que os dois mundos são um; [...]
Estou inebriado da taça do amor, não quero saber dos dois mundos;
não tenho outro fim senão a embriaguez e o êxtase. [...]

Se obtiver neste mundo um único momento contigo,
calcarei aos pés os dois mundos,
Dançarei em triunfo para todo o sempre.»


Djalal Al-Din Rumi, Rubaiyat

2 comentários:

Ana Paula Sena disse...

"Os dois mundos são um" - uma ideia tão atraente, com seguidores a oriente e ocidente... :)

vbm disse...

Eu gostava de desenvolver essa ideia contigo, em modo 'blogopúblico' mas tenho uma certa vergonha de me expor se me deparo com verdadeiros filósofos e retraio-me... De qualquer modo, como é uma ideia que me apaixona, mesmo se tiver de cair no materialismo puro, acho que a vou sempre sugerindo aqui e acolá... :) Olha, muito especificamente gostava de demonstrar que em Platão não há dois mundos por muito que alguma tradição o interprete como dualista.