setembro 01, 2008

ana karenina



«Era o retrato de Ana pintado ( ) Levine examinou o retrato
que avultava na sua moldura sob a chapa da luz.
Não podia apartar dele a vista.

Esqueceu até mesmo onde estava,
e sem prestar a menor atenção ao que se dizia,
quedou-se de olhos fascinados.

Não era um quadro. Era uma mulher viva e fascinante.
Só não estava viva, por ser mais bela do que a mais bela mulher real.

— «Tenho muito prazer» — disse, de súbito, uma voz junto aos ouvidos de Levine.
Essa voz dirigia-se a ele, naturalmente; e era a voz da mulher cujo retrato contemplava.

Ana vinha ao seu encontro e Levine pôde ver,
na meia-luz do escritório, a mulher do retrato ( ).

Embora a sua atitude e a sua expressão fossem outras,
a beleza era do mesmo género da representada pelo pintor.

Com efeito, era menos deslumbrante mas, em compensação,
havia nela algo de novo e de atraente que o quadro não tinha.»


Um instantâneo algo 'platónico'
dado o imediato confronto entre
a 'cópia' e o 'original.

:)

6 comentários:

Peter disse...

Lembra-me os tempos do SAPO em que a Leonor Tui defendia intransigentemente Ana Karenina. O que será feito dela? Ainda teve aí um blog colectivo, que acabou por desaparecer.

P.S. - Respondi ao teu comentário no artigo "Cosmologia quântica" sobre a possibilidade do afastamento das galáxias a velocidades superiores à da luz, sem contraiarem a teoria da relatividade geral.

vbm disse...

:)

**Viver a Alma** disse...

Recoração
Tolstoi...o que eu chorei com ele...li-o como um dos primeiros autores aos 18 - acho. Andava eu já em andanças ás voltas com a oposção que era única e sem côr...aí sim, pensave que estaria do lado certo, embora correndo muitas vezes á rente da polícia de choc!Como era menor...um dia prenderam-me e não me fizeram nada a não ser minimizarem-me e á minha família. Eu respondia cantando! - porque também sou de "fobra"! Cantava Zeca Afonso, Adrianocorreia de Oliveira, Fanhais, Zé Mário Branco, enfim...quase 24 h desta rapsódia até me irem buscar....os meus pais estavam loucos já...só apareci bem á noitinha! Belos tempos e de sustos mil!

para quê?....???
Os homens não se medem por côres partidárias ou por clubes futebolísticos, ou por mão no peito e terço por entre os dedos.
Exemplo: o que é que faz mover o presidente doBCP para ir á missa á Praia Grande? 1º proibiu mulhres no banco - separatista!
Depois foi o que se soube pelos media....
É que já não há honra e vergonha!
Não posso julgar, mas o que faz estes monstros do "el dorado" voltarem-se para o sagrado? e insistem nas tramóias?!
Eu não sou "filiada" nos dogmas católicos, mas em certas alturas vou á igreja e até comungo...tenho experiências do além fantásticas! sublimes,melhor dizendo! - embora nãogoste de utilizar esta expessão.
MAs confesso que me incomoda de sobemaneira ver estas figuras por lá....
Terão eles medo?



Abraço
M.
:)

**Viver a Alma** disse...

errata: recordação

e devem haver mais...mas não estou para corrigir.Este teclado...e o cursor dão-me cabo da paciência.

Um gesto de birra e um suspiro de falta de paciência

M.

**Viver a Alma** disse...

Espero que tire pelo sentido...mas esta não posso deixar passar porque me é cara: "fibra"! - mas é que sou!

vbm disse...

As Igrejas - Ecclesia - proporcionam um sentimento de pertença e de identidade que, julgo, cada indivíduo precisa bem no íntimo da sua personalidade. Em todo o caso, creio, essa necessidade interior, afectiva, pode satisfazer-se de vários modos, as igrejas não têm o exclusivo.