abril 26, 2008

“Oh, admirável mundo novo!”

“– Estabilidade – disse o Administrador – Estabilidade. Não há civilização sem estabilidade social. Não há estabilidade social sem estabilidade individual.”

“ - ... é bem o modo de os senhores procederem. Livrar-se de tudo o que é desagradável, em vez de aprender a suportá-lo. Se é mais nobre para a alma sofrer os golpes de funda e as flechas da fortuna adversa, ou pegar em armas contra um oceano de desgraças e, fazendo-lhes frente, destruí-las, mas os senhores não fazem nem uma coisa nem outra. Não sofrem e não enfrentam. Suprimem, simplesmente, as pedras e as flechas. É fácil demais.”

Aldous Huxley

5 comentários:

Anónimo disse...

olá!

:)

**Viver a Alma** disse...

Aqui, com Aldous Huxley estou totalmente de acordo.Não há estabilidade social caso a nossa seja precária e desajustada de NÒS mesmos - animicamente falando.

Grata por colocar o blog que criei em destaque...interactivo!

Fique bem

Até lá..Mariz

vbm disse...

Mas, o 'mundo admirável', que Huxley censura, anula quer a revolta quer a resistência: manipula o indivíduo subjugando-o à felicidade, imposta colectivamente, não conquistada individual e livremente.

Não obstante este pensamento liberal e libertário, Huxley achou por bem curto-circuitar a busca da felicidade por métodos químicos de alteração do estado de consciência.

Ora, sem recusar que a ciência investigue o modus operandi da biologia animal já repudio que a política manipule as consciências: «Futebol e televisão são a droga do povo»; pisemos a droga e os que a administram.

**Viver a Alma** disse...

Ah! Não tinha dado por isso...
ATé que enfim que encontrei um homem que não é "tontinho por futebol"!
Que milagre!

futebol, política, deturpação de amor/sexo, Arhg!!!...(não se é assim que se escreve "o som" condizente!)

Ab.
M.
:) :) :) - sorrisoS no plural - interactivoS

vbm disse...

Lol.

É, realmente, nunca fui um aficcionado. E só já muito muito crescido assisti ao meu primeiro e até agora único desafio de futebol ao vivo: no Restelo, um Belenenses-Boavista, bilhetes oferecidos pela companhia de gás de da Linha, a Digal - este ano ofereceu "O banqueiro anarquista" de Fernando Pessoa! :).

E, digo-te, surpreendeu-me ver coisas que na televisão não se vêem e desagradou-me não ver, ao vivo, coisas que na televisão se vê bem!

Explico: - Nunca tinha visto que antes do jogo, os jogadores das equipes em competição entram no campo e ficam a fazer exercícios de aquecimento! Ignorava, e fiquei surpreendido! Também, durante o jogo, ao vivo, vêem-se vários jogadores, de ambas as equipes, parados no campo, sem fazerem absolutamente nada: na televisão, isso nunca é filmado, por não ser onde está o foco da acção: fiquei admirado!

Agora, o que não gostei, não vi, nem percebi!, foi como os golos acontecem! é tudo tão rápido, no meio da confusão e, quando é o caso, na baliza mais distante do nosso lugar, que não se percebe absolutamente nada como foi o golo. Ora, na televisão, há sempre o óculo próximo da máquina que filma e, além disso, a jogada é sempre repetida em flash-back.

Em suma e concluindo, o futebol não tem interesse nenhum (se bem que sirva para várias metáforas elucidativas de filosofia - regras de jogo versus leis da física - e de política - "pão e circo" para as massas ao modo do Império Romano.