abril 05, 2009

fiama hasse pais brandão


E por falar em portas
por onde há gosto em entrar
distintas de outras
por onde só se quer sair,

um poema lindo de fiama:


A porta branca

Por detrás desta porta,
uma de todas as portas que para mim se abrem e se fecham,
estou eu ou o universo que eu penso.
Deste meu lado, dois olhos que vigiam
os fenómenos naturais, incluindo a celeste mecânica
e as sociedades humanas, sedentárias e transumantes.

Mas podem os olhos fazer a sua enumeração,
e pode o pensado universo infindamente ir-se,
que para mim o que hoje importa
é aquela olhada vaga porta.

Que ela seja só como a vejo, a porta branca,
com duas almofadas em recorte,
lançada devagar sobre o vão do jardim,
onde o gato, por uma fenda aberta
pela sua pata, tenta ver-me,
tão alheio a versos e a universos.



Fiama Hassa Pais Brandão
Cena Vivas, Relógio d´Água

8 comentários:

mdsol disse...

Isto hoje é só portas rsrsrs e batentes!
Abençoadas. Deixam entrar e sair... Podem simbolizar a liberdade de decidir sobre o rumo... ir ou ficar ou ir e voltar e voltar a ir...
Ou... como a Fiama vê diz ...

:)))

Ana Paula Sena disse...

É um poema belíssimo, reconheço e acentuo... :)

O que verá um gato? ...tão alheio a versos e universos...?

A imagem também é muito bonita!

vbm disse...

:)

Mas quando eu era menino,
a porta mais grandiosa
era a que respondia
ao comando:

«Abre-te, Sésamooo!»

:)


Hoje em dia,
para entrar pelas do Pingo Doce,
nem precisamos de dizer nada,
elas, escravas solícitas,
abrem-se por si!

lol

vbm disse...

Sim, Paula

é muito belo este poema,
e bem filosófico!

pois, na verdade,
sempre parece haver uma porta
entre os fenómenos da natureza,
os nossos semelhantes e
o universo pensado :)


Mas fiama desconstrói este caminho,
a vaga porta orientando o seu olhar
para o inumano doméstico
alheio a versos e
universos


:))

vieira calado disse...

Muito belo!

Bjs

vieira calado disse...

Retiro os bjs.........

Um abraço

Tinta Azul disse...

E há janelas por onde dá gosto olhar.
este poema.
este blog.

:)

vbm disse...

Gentil :)

Mas sim,
fiama é bela!